O passado ...


O começo... Aqui encontra-se apenas um pequeno resumo, não dá para descrever todos os sistemas, pois essa página ficaria muito extensa . Antigamente (parece que foi ontem) os sistemas para micro eram escritos normalmente em Clipper, Cobol, Foxpro ou DBase. Geralmente rodavam em um único micro. A palavra "redes" estava começando a sugir. Abaixo um exemplo de um sistema de marcação de consultas que foi desenvolvido para uma clínica de Neurologia.


Um exemplo de home bank. Os programas eram geralmente escritos em Clipper ou na linguagem C. Os clientes ou empresas podiam consultar saldos bancários, extratos, enviar suas folhas de pagamento e arquivos de cobrança no padrão definido pela FEBRABAN, mas um dos grandes problemas dessa época era a má qualidade das linhas telefônicas e as strings de conexão dos modems. Podem acreditar, naquela época isso era um grande avanço e também um meio dos bancos fecharem bons negócios com as empresas.


Um exemplo de sistema de controle desenvolvidor em Clipper.


Um exemplo de sistema desenvolvido em Visual Basic 4.


O presente ...


Hoje a maioria dos sistemas funcionam em ambiente de redes e as linguagens mais utilizadas para front end são Visual Basic, Java e Delphi. Abaixo exemplo de um sistema de controle e gerenciamento, que utiliza consultas das mais variadas possíveis e relatórios com diversos tipos de saídas para arquivos do Office, internet, etc. As tecnologias aplicadas rodam com Windows Server 2000, Windows XP Professional, SQLSever 2000 e Crystal Report 8.5 e foi totalmente escrito em Visual Basic 6.


Um outro exemplo de sistema que começou a ser desenvolvido em 1998 para uma empresa líder em seu ramo de atividade em parceria com a Procomp. Um grande projeto que contou com uma equipe de dez desenvolvedores e dois deles eram da Softwise. O sucesso foi tão grande que ao ser conluído os participantes receberam troféus.


Um outro exemplo de sistema desenvolvido para intranet ou internet. As tecnologias aplicadas foram Windows NT, SQLServer e HTML e ASP


Um outro exemplo de sistema desenvolvido para uma ONG. O detalhe é que foi feito em Visual Basic 3 e continua em produção até hoje. Não coloquei na coluna "O passado" por esse motivo.


O futuro ...


O futuro é agora... Abaixo um exemplo de sistema usado pela Softwise para criar projetos e dimensionar o tempo gasto com as tarefas. Tecnologias e design demonstrados são: Criação dinâmica de tabela usando classes System.Drawing. Arquitetura em três camadas com ASP.NET, User controls, XML/XSL. Todo o código foi fornecido pela Microsoft e com poucas alterações foi adaptado as necessidades da Softwise. A linguagem utilizada para as alterações foi Visual Basic .NET 2003.


Outro exemplo é o portal Softwise com módulos dinâmicos e um framework "plugável" que é simples para estender com módulos padrões do portal. As tecnologias e design demonstrados são: ASP.NET. Arquitetura de três camadas com ASP.NET. Regras de segurança baseada em papéis. Definição do layout do portal baseada em XML. A linguagem utilizada para as alterações foi Visual Basic .NET 2003.


Futuramente a Softwise estará migrando o sistema para .NET. As tecnologias e design que serão utilizados: Winforms.NET, arquitetura de três camadas, SQL Server 2000, Cystal Reports e Visual Basic .NET 2003.

 

Para mais informações clique em: info@softwiseconsultoria.com

Softwise desenvolvendo soluções


 

Copyright (1998-2008) Softwise Consultoria e Informatica Ltda.

e-mail: admin@softwiseconsultoria.com